Share

quinta-feira, agosto 08, 2013

Por que eu tranquei a faculdade

Essa com certeza foi umas das decisões mais radicais que já tomei. Alterou meu presente e meu futuro. Fui julgada, subjugada, e crucificada por isso. Mas quer saber? Nunca estive tão feliz!

Vamos começar do começo, a 2 anos atrás...

Quando terminei o colegial, estava trabalhando em uma multi nacional. Tinha ciência de que se estivesse cursando uma faculdade, poderia conseguir um estagio apos o termino de contrato de menor aprendiz. A empresa era um ótimo lugar e a vaga muito boa. Aproveitei a oportunidade e comecei uma faculdade no semestre seguinte.

Para conseguir o estagio eu teria que cursar Administradão ou Secretariado. Optei por Administradão.

Eu sempre soube que minha vocação era para arte. Desenho desde os 5 anos de idade, e nunca precisei fazer curso, adoro editar fotos, criar layout e desenhar roupas, animes etc. É isso que eu quero fazer pelo resto da vida. Mas sabemos que conseguir um emprego nessa areá não costuma ser fácil, pelo menos era o que eu pensava naquela época.

Optei por Administradão para me estabelecer em um emprego e depois fazer outra faculdade que tinha mais a ver comigo... Mas como não podemos prever o futuro, muita coisa mudou.

No começo do segundo ano descobri um programa de intercâmbio. Uma maneira de realizar meu sonho de viajar para fora de forma barata. (leia sobre isso aqui)

No começo do 3º ano (janeiro de 2013) eu já não estava mais feliz com meu curso, não via mais motivo para estar ali toda noite, apesar de me identificar com o curso. Queria jogar tudo para o alto.

Tinha decidido terminar a faculdade, mas os planos mudam...

No final do semestre passado tentei trocar para uma faculdade próxima de casa, pois ao mudar de emprego no final do meu contrato de estagio, não conseguia chegar na hora da aula.

A faculdade nova, me deu 1 ano e meio a mais do que eu teria para terminar a faculdade, eu faria a faculdade em 5 anos e meio e não mais em 4. Eu não aceitei!

Ao analisar os acontecimentos, vi que tudo estava se encaixando para que eu realizasse meu sonho naquele momento. Não era para ter sido no começo da faculdade, era para ser agora!

Então tranquei. Sem dó, sem peso na consciência. Completamente feliz e aliviada. Estou muito animada por entrar no processo de intercâmbio. Tenho tempo para me dedicar ao meu corpo, ao inglês. Tenho tempo para mim mesma.

Claro que ouvi muita gente pesando no meu ouvido. Ninguém sabe realmente o que nos faz feliz. Eles podem nãoconcordar, mas eu nunca estive mais feliz!

Se eu me arrepender, paciência. Estou indo atrás da minha felicidade!

E ano que vem eu vou ser Au Pair!

Torçam por mim!
 Bjs

7 comentários:

  1. Agradeço a partilha da experiência.
    Estou passando pela mesma coisa. resolvi largar a faculdade, pois meus dias estavam nublados e sem direção.. gastava tempo e energia no que não gostava, e isso refletiu em problemas de saúde física e mental, além do péssimo desempenho academico.
    Agora que tranquei também me sinto melhor e com tempo livre para poder dar meu melhor, e o melhor: sendo feliz!
    Só temos essa vida, vamos viver!!! O tempo não volta! Ame sua vida! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa Lampert, você sou eu...
      Acabei de trancar o curso pelos exatos motivos que você descreveu, estou um pouco aliviada, é meio libertador você largar algo que estava te fazendo mal, mas confesso que ainda não estou feliz.
      Tranquei porque não estava me sentindo bem naquele ambiente, mas, estou completamente sem rumo e sem muita expectativa pro futuro, na verdade do to meio que morrendo de medo dele, estou tendo ajuda psicológica, mas confesso que não esta sendo fácil =(
      sentimento de fracasso ainda ronda a minha mente

      Excluir
    2. Oi Aline Alves, tbm estou assim que nem você. E realmente isso é horrível. ��
      Pois não sei ainda o que eu quero na verdade. Eu estava cursando pedagogia. Mas não gostava mt e nem do ambiente da sala, sempre nos dias de seminários sempre tinha aquelas pessoas que ficavam rindo, filmando e tirando fotos. Isso é horrível pra quem morre de vergonha em apresentar em público, como é o meu caso. Então, decidi trancar, tirou um peso das minhas costas, apesar de ter sido criticada. Porém, ainda continuo triste, sem saber o que fazer. E isso ta me matando aos poucos.

      Excluir
  2. Já tranquei minha faculdade duas vezes, sendo que faltava exatamente a monografia. Por conta das mudanças na minha vida, focar mais na minha estabilidade emocional e profissional (porque, é claro, não tenho condições financeiras e nem ajuda dos pais)optei por me afastar durante algum tempo.
    Apesar de toda família e amigos acharem um absurdo ter investido tanto tempo no meu curso e não ter ainda concluído, me sinto mais aliviada por saber que, com os anos, provavelmente irei concluir, mas que hoje, minha prioridade é ser feliz e me encontrar em outras áreas que planejava antes mesmo do ensino médio. Como você, também sempre tive aptidão para artes em geral, principalmente fotografia e pintura, mas por conta do pouco espaço, falta de segurança e força dos outros (minha família), deixei de lado. Agora, mesmo aos 28 anos, pretendo seguir do meu modo, livre das argumentações contrárias, pois também minha idade não vai me prender no tempo. E é isso, se encontrar e viver é o que realmente importa.
    Be happy!

    ResponderExcluir
  3. tambem tranquei minha faculdade , nao estava feliz, tive problemas , chegava estressada em casa, brigava com todo mundo , estava sobrecarregada
    muito ruim ! agora me sinto livre ,so trabalhando e viajando

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu post!
    Realmente isso tudo cansa!...Estou cursando o sexto período de engenharia mas não vejo perpectiva nenhuma.Primeiro é essa economia,essa política sem rumo e os altos desempregos que assolam o brasil.Com tudo isso meu desempenho tem sido PÉSSIMO,(tipo zero nas provas),e estou a um fio de trancá-la.Hoje sou empreendedor junto comminha esposa mas definitivamente acho que o melhor hoje é vazar desse país.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir