Share

segunda-feira, agosto 05, 2013

4º Meta: Carta de motorista

Eu devia ter escrito antes, pois agora não lembro muito disso.

Por isso, aqui vai uma versão mais resumida.

Basicamente o processo é simples. Você tem duas opções no começo.

A

Você entra no site do Detran, agenda um dia para ir ate la fazer o cadastro e tirar uma foto. Depois encontra uma escola de CFC, se cadastra, pagar a taxa em torno de R$ 150,00 e faz o curso. São 10 aulas, podendo ser de segunda a sexta (manha, tarde ou noite) ou aos sábados.

Apos terminar o curso, você retira o certificado e pode marcar a prova teórica também pelo site do Detran.

Faz a prova, e apos ser aprovado, vai até uma auto escola pagar emarcar as aulas praticas.

Ou B

Você vai direto ate uma auto escola e ela vai encaminhar você para o CFC credenciado e vai marcar a prova para você.

Particularmente, não vejo diferença.

As aulas praticas são 20 horas, e são marcadas de acordo com sua disponibilidade, apos receber o certificado, a auto escola marca a sua (temida) prova pratica.

Você passa na prova, paga uma taxa de R$ 40,00 e recebe sua carta em casa.

O valor varia de estado para estado. Em são paulo, zona sul, custa em media R$ 750,00 todo o processo.

Minha experiência:

Eu NUNCA tinha sentado no banco do motorista, não sabia nem ligar o carro (serio!) então era tudo novidade.
O curso teórico era muito chato, massante e dava sono (rs) mas foi tranquilo.
A prova teórica, ridícula! Só não pode deixar o nervosismo tomar conta.
Tive problemas com meu professor das aulas praticas, ele era um fanfarão barato e ficava discutindo comigo. Então pode imaginar como foi minha prova pratica neh?
No dia eu estava mega nervosa. Era um trajeto simples, dar a volta em um quarteirão e fazer baliza (isso pode variar de auto escola para auto escola). Chegamos as 8 da manha e só fizemos a prova por volta das 11 da manha.
Imagina passar a manha no sol, vendo centenas de pessoas fazendo a prova, umas passando, outras reprovando. Não ajudou em nada.
Sim, eu reprovei. Deixei o carro morrer na ladeira, depois de ter feito a parte mais dificil do trajeto que era a baliza. Não gosto nem de lembrar quanto eu fiquei aprazada...
Mas ai, enxuga as lagrimas, e vamos tentar de novo.

Ao ser reprovada, seu cadastro volta para o Detran. Demorou cerca de um mês para conseguir fazer de novo. Nesse meio tempo, fiz aulas particulares com um professor que foi tudo de bom! Trabalhou muito bem até me deixar confiante para fazer o mesmo trajeto conversando com ele.
Você desembolça R$ 150,00 (pode variar) para remarcar e vai de novo passar a manha no sol quente esperando sua vez.
A segunda vez eu estava mais calma, já conhecia o esquema e o trajeto. isso até entrar no carro. Digamos que na primeira vez eu estava nervosa nível 100 e na segunda, nível 60. Eu respirei fundo o trajeto todo e mandei ver. Corrigi o que tinha errado da outra vez e acreditei em mim. Sabia que eu tinha feito com meu professor, que eu sabia como fazer isso. E fiz!

Sai do carro pulando de alegria! É um alivio IMENSO!

Agora, segue algumas ressalvas:

Ressalva 1
Tome cuidado com os avaliadores. Eles são delegados e a maioria são mal educados e ignorantes. Você fica chocada com o que eles fazem, reprovando pessoas pelo jeito que liga o carro.

Ressalva 2
Não confie no "deixa". Quanto mais pessoas aderem a isso, mais a mafia lucra e alunos são reprovados injustamente. Alem disso, nas duas vezes que fiz prova, vi pessoas que tinham pago (cerca de R$ 450,00 na minha auto escola) e ainda sim foram reprovadas. Ao falar isso com meu professor particular, ele confirmou que isso não é mais garantia, tudo depende do avaliador que você vai pegar. Então não vale a pena!

Ressalva 3
Tudo é questão de controlar o nervosismo. Sei que é quase impossível, mas as 20 horas são suficientes para aprender o suficiente para a prova. Se você não esta seguro, tire umas 2 semanas para treinar. Melhor do que pagar para fazer de novo.

Ressalva 4
Cuidado ao pegar carro de amigos e familiares para treinar. Fiz isso antes da prova e joguei o carro do meu amigo em um buraco de arvore na ladeira. Amassei a arvore e o para choque dele. Alem de precisar de mais um carro para sair de la. #Tenso

Esse foi meu processo, hoje tenho minha carta guardadinha em casa (rs)

Bjs e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário